quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

HABILITAÇÃO A - COMPRA MOTO

Bem pessoal, durante esses dias eu vim sofrendo com este maldito caos do transporte público em que vivem as cidades. Isso ainda por que não começou as aulas, depois vai virar um inferno mesmo. No meu serviço, vejo pessoas indo embora no mesmo horário que eu e ao dizer da minha novela para chegar a minha casa, elas me falam que gastam 20 min até menos para chegar. Muito do transporte das mulheres são através dos maridos betas que buscam de carro e de moto.  E dos homens com seu próprio carro ou a moto. 


Sem ainda falar no tempo gasto mesmo, meu sofrimento começa em esperar o ônibus lotado, sem lugar para assentar, carregando uma mochila pesada, o povão todo suado do dia todo de trabalho, sempre tem uma gorda comendo pipoca Aritana, com um cheiro insuportável e o esfrega-esfrega dentro do ônibus. Tudo combinado ao trânsito ultra lento.

                                  Meu ônibus quando não passa a linha anterior

 A partir daí, parei para fazer as contas de quanto tempo gasto para fazer meu trajeto de casa-trabalho-casa.


CASA-TRABALHO
TRABALHO-CASA


TEMPO PERDIDO
Chegar ao local = 5 min
Chegar ao local = 10 min
Espera Ônibus = 10 min
Espera Ônibus = 15 min a 30 min
Trajeto Ônibus = 25 min
Trajeto Ônibus = 30 min a 40 min
Chegar ao local = 10 min
Chegar ao local = 5 min
Total média= 50min
Total média= 1h e 10 min

Calculando pela média o tempo perdido chega um total de 2 horas diárias, ou seja, perco um total de 40 horas media por mês sem fazer nada da vida. Isso tudo se não acontecer nada, como perder o ônibus o trânsito engarrafar e outras.


Portanto estou querendo comprar uma moto, até por que carro,
ganhando a miséria de salário que tenho não ia dar nunca mesmo. Mas que a diferença de quem chega de carro no trabalho e outro nível. É das caronas para estas vadias, ser chamado para eventos devido a ter carro e as saídas para viagens nas redondezas. Mas voltando a minha realidade:
                                                      
              
                         Estou meio cabrero por causa do risco, visto a quantidade de acidentes !

Queria a ajuda das poucas pessoas que leem o blog e tem conhecimento sobre moto. Eu não tenho prática com motos e nem muito conhecimento da parte de compra em relação ao melhor custo beneficio. Para poderem me ajudar, estes são os meus objetivos com o seu uso.

Meu interesse e somente a praticidade da moto, não ser visada para
roubo e principalmente a economia: tanto de combustível, manutenção e impostos. Não me interesso mesmo por beleza, potência (tendo o mínimo para andar lógico), tamanho e firulas.
 

                                             Bem econômica mesmo !

A partir disso, se alguém puder me ajudar nestas perguntas:

1 - Para quem não tem experiência em pilotar moto, 15 aulas são suficientes para conseguir a adição de CNH A?

2 - Qual é mais difícil de tirar, habilitação de carro ou moto?

3 - Qual moto comprar, terei que andar em trecho de trânsito pesado e alguns dias de transito com via rápida 110km/h, mas sendo trechos curtos. Com base nas informações acima, qual comprar? (pelo custo beneficio, pensei em motos tipo honda biz).

4 - Vale a pena comprar usada, para diminuir o custo de compra em relação à manutenção?

Quem tiver conhecimento com moto e quiser me passar umas dicas eu agradeço!




7 comentários:

  1. Vou ficar de olho nesse post,tb tô querendo e muito me livrar dessa porcaria que é perder horas dentro de buzão lotado com gente suada todo dia,é humilhação demais e um tempo muito desperdiçado.

    Porém não entendo nada sobre carro e moto,nem dirigir,nem manutenção,nem escolher modelo bom e barato,nada. Tô pensando em entrar na auto-escola pra tirar a habilitação de moto tb,já ajudaria bastante meu lado. Mas assim como vc,sou um bicho cagão e tenho medo de cair e me fuder,pois motociclista é o que sempre (e mais) se fode.

    ResponderExcluir
  2. Eu até tenho um dionheiriho que daria para pegar uma moto, mas tenho medo de morrer, prefiro sofrer no busao mesmo, as vezes a vontade fica forte mais eu resito epnsando que em alguns anos terei condiçao de andar de carro, e se comrpar a moto agora qdo tiver granaposso não ter mais perna ou até morrer antes...

    Mas se fosse comprar compraria uma dessasmarcas xing ling tipo shineray, pq nao sao visadas para roubo, pq se comprar honda e yamaha ta fudido vao te roubar na hora... meu amigo tentaram roubar a biz nova branca dele no dia posterior ao dia que ele pegou a moto... novinha... mas ele deu fuga nos malacos qdo percebeu a aproximação...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Post, também tenho muita vontade de comprar uma moto mais tenho medo de pilotar nestas ruas perigosas. Mas o risco está até dentro de casa não é !

    ResponderExcluir
  4. Tive moto por muito tempo, seguem minhas opiniões:
    - 15 aulas: depende de cada um. Eu aprendi com duas, peguei o jeito com umas 4, mas aprender de verdade só no trânsito, e isto pode ser muito perigoso;
    - eu acho a de moto muito mais fácil, pois não tem baliza nem parada em subida, depende muito mais de equilíbrio e controle de acelerador. Para quem anda bem de bicicleta é tranquilho;
    - 110km/h? Rodovia? Se for, o mínimo que recomendo é uma 125cc, o ideal é de 150cc para cima. Questão de segurança. Quanto à marca, Honda e Yamara são as melhores, mas muito visadas. Sempre tive Honda, gosto da Yamara, mas hoje compraria marcas menos conhecidas. Tem que ficar atento à disponibilidade de oficinas para manutenção;
    - usada, só se você tiver alguém que conheça muito bem para avaliar para você, do contrário nem tente. Óleo de moto troca com 1000/1500 km, tem muitos que ignoram isso e acabam com a vida útil do motor.

    Moto é tudo de bom, mas lembre-se que você estará completamente exposto em caso de acidentes. Eu adoro andar em baixa velocidade (uns 30km/h) sem capacete. Tb adoro "enrolar o cabo": 100km/h no corredor é alucinante. Mas vi uma frase que achei perfeita: "só existem dois tipos de motociclistas, os que já cairam e os que vão cair".

    Quando minha filha nasceu eu vendi a minha.

    Shrek

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo comentário anônimo 13:15, com bike sou bem acostumado. Fazia trilhas e até alguns bons km pedalando. Ainda estou pesquisando quanto a qual moto comprar. Mas estou em busca de um conhecido de referência que possa me vender a moto. Cara acredito que não vou ter a cara de andar a 100 km em corredor nunca, muito louco mesmo. Vou pilotar somente de boa mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Fala Zé, Add meu blog, veja se vc gosta!

    http://drbeetle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. 1- Consegue-se adição tranquilamente, até com menos; mas o ideal é treinar bastante onde tem cascalho, estrada de chão, etc; ande MUITO, se vc tiver algum colega motoboy pra te dar as dicas de trânsito é melhor ainda, pois isso vc não vai aprender na auto escola;

    2- Acho que a de carro é mais difícil;

    3- CG 160 ou Bros 160 (se vc for alto). Se tiver muito medo de roubo compra a Yamaha.

    4- Vale se for Honda, pois a manutenção dela é bem tranquila.

    ResponderExcluir